Shopping Neumarkt Blumenau

Turismo

Home > Turismo > Perfil de Blumenau
  • 27
  • dez

Perfil de Blumenau

Perfil de Blumenau

Blumenau é conhecida em todo o Brasil como uma das cidades com maior influência germânica em sua cultura e história. Fundada em 1850 pelo filósofo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, a cidade guarda fortes características européias, encantando visitantes do Brasil e exterior por sua arquitetura, gastronomia, natureza, indústrias, chope gelado e festas. Localizada estrategicamente próxima as importantes cidades do Mercosul e da estrutura portuária do Estado, é referência na educação, infraestrutura e mão de obra qualificada.

Com 161 anos, Blumenau destaca-se pela economia pujante, na preservação do meio ambiente e na força produtiva e empreendedora da cidade. O que não falta em Blumenau são sotaques diferentes, influência das várias etnias que ajudam a tornar a cultura da cidade rica na diversidade. Os trajes típicos e danças ainda fazem parte das manifestações culturais nos clubes de Caça e Tiro e festas típicas.Blumenau é o típico exemplo de município que conseguiu unir suas origens ao que o Brasil tem de melhor: o jeito de ser brasileiro.

A cidade é um excelente centro de compras, oferecendo produtos como cristais e artigos têxteis, reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Conhecida como cidade organizadora de grandes eventos e festas populares, com infra-estrutura profissional é sede do maior Centro de Eventos de Santa Catarina, o Parque Vila Germânica. Blumenau é, sem dúvida alguma, em cada atração que organiza, uma festa para os olhos.

Roteiros Turísticos

Blumenau oferece opções de lazer para todas as idades, gostos e com os mais variados custos. O visitante pode desfrutar de roteiros turísticos bastantes agradáveis, que contemplam a história e o desenvolvimento da cidade.

Entre eles se destacam o Roteiro Histórico Cultural - este passeio pode ser feito a pé - que inicia na Ponte Aldo Pereira de Andrade (conhecida como Ponte de Ferro, de 1929), passando por todos os prédios antigos e contemporâneos da Rua XV de Novembro, terminando no antigo Paço Municipal e sede da administração no período colonial.

Outra opção é o Roteiro Arquitetônico Vila Itoupava, situada a 25 km do centro da cidade. Neste bairro moram cerca de sete mil habitantes que preservam os aspectos culturais da colonização, como por exemplo, o dialeto alemão. No local é possível encontrar casas que preservam o estilo enxaimel típico, comidas e bebidas em fabricação caseira.

Quem gosta de contemplar a natureza pode visitar o Roteiro de Natureza, com opções de passeios nas trilhas do Parque Ecológico Spitzkopf ou Nova Rússia. (Este roteiro necessita de agendamento prévio)

Para os apreciadores de uma boa cerveja, ou mesmo curiosos quanto à sua fabricação, a dica é um passeio nas cervejarias artesanais. O Roteiro das Cervejarias Artesanais é composto por onde empresas, entre elas estão a Bierland, Eisenbahn, Wunder Bier, Borck, Konigs Bier, Zehn Bier, Schornstein, Opa Bier, Holzweg, Das Bier e Saint Bier.

Existe também o Roteiro Turismo Industrial, onde é possível conhecer ao vivo a fabricação de cristais, malhas, cachaças, iluminárias, entre outros.

Pensando no potencial do segmento de Roteiro Religioso, foi formatado pela Secretaria de Turismo o Roteiro de Igrejas, que visa auxiliar na atração e maior permanência de visitantes no município de Blumenau. Blumenau possui templos católicos e luteranos que contém história e arquitetura relevantes e interessantes. Cada Igreja possui uma história única que remonta o início da imigração e colonização da cidade. Nestas igrejas ficam guardadas lembranças, objetos, instrumentos, entre outras curiosidades.

E a última opção de roteiro turistico é o Roteiro de Museus, onde o visitante poderá conhecer os diversos museus de Blumenau e testemunhar as velozes e marcantes transformações na região e no mundo nos últimos dois séculos, desde a chegada dos primeiros colonizadores europeus.

E para quem quer conhecer de perto as opções de lazer cultivadas pelos descendentes de alemães por mais de um século e meio, a dica é participar do Dia do Turista. Durante o ano, três clubes de caça e tiro de Blumenau (CCT) abrem suas portas para os visitantes e compartilham um pouco da cultura e das tradições trazidas pelos imigrantes, no chamado Dia do Turista. Para isto, os CCT Serrinha, Testo Salto e Blumenauense, promovem atividades como competições de tiro, bolão, bocha e apresentações de grupos folclóricos, além, é claro, de degustação de chope e pratos típicos – assim como é feita nas tradicionais festas de Rei e Rainha. Para participar do Dia do Turista é preciso agendar com a Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau pelo telefone (47) 3340-5635 ou no site www.clubesdecacaetiro.com.br. O número mínimo de participantes é de 30 pessoas.

Voltar para Lojas

Gostou da matéria? Compartilhe!

@Neumarkt A Promoção do Dia Dos Pais do Shopping Neumarkt entrou na pista! Confira o regulamento no site! ;) http://t.co/VsxRMXZhQU

-

Facebook

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!
 
Shopping Neumarkt BlumenauAlmeida Junior
Rua Sete de Setembro, 1213 Centro 89010-911 Blumenau-SC - (47) 3326-5566

Horário de Funcionamento:

De Segunda a Sábado das 10h às 22h. Aos Domingos: Lojas abertas das 14h às 20h e Praças de Alimentação abertas das 10h às 22h.

Desenvolvido por AM4